terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Gatos e bolas de pêlo.

XÔ, BOLA DE PÊLO
Gatos podem vomitar bolas de pêlo, mas isso é normal. Saiba o motivo.

por flavia| design flavia

Página 1 de 1

Quem tem gato em casa sabe que o bichano zela rigorosamente pela higiene, usando a própria língua para dar aquele trato na pelagem. Só que é quase inevitável acaba engolindo um pêlo ou outro até que... Pronto, às vezes vomita um verdadeiro novelo peludo e quase mata de susto os desavisados. "Isso é comum, especialmente em raças de pêlos longos, como angorá e persa", tranqüiliza a veterinária Giuliana Tessari, da clínica Pet Center Marginal, em São Paulo.

A questão é descobrir se o vômito foi mesmo para eliminar os pêlos engolidos ou se indica outros problemas. Segundo a médica Claudia Albuquerque, do Hospital Veterinário Rebouças, em São Paulo, o dono deve ficar atento a sinais como falta de apetite, dificuldade para defecar e mudanças bruscas de comportamento. "E é claro que a gente deve olhar se o gato vomitou só pêlos ou se botou para fora a comida ou outros corpos estranhos", completa Camila Manoel, especialista do Hospital Veterinário Sena Madureira, também na capital paulista. Aí, sim, é caso de levar o animal para uma boa consulta. Ela também é necessária se ele começar a vomitar com muita freqüência diariamente, por exemplo. Não há lambida na pelagem que justifique isso.

Se você não observa nada de errado e se isso só acontece de vez em quando, relaxe. Aliás, é muito melhor quando o bichano elimina pêlos pela boca do que quando eles se acumulam no aparelho digestivo, endurecendo as fezes, provocando prisão de ventre e, em casos extremos, uma obstrução intestinal que precisa ser tratada cirurgicamente. Também não é caso de ficar com os cabelos em pé se, depois de ler este parágrafo, perceber que seu gatinho não tem esse hábito. "Se ele não costuma vomitar pêlos, então converse com o veterinário, que poderá indicar produtos para que elimine-os pelas fezes sem sofrer nenhum transtorno", recomenda Camila Manoel (leia o complemento). Você pode ainda dar uma forcinha ao seu bichano para evitar problemas. Se ele é bem peludo, faça uma escovação diária.

Doenças de gatos.


As vacinas de gatos são bem menos conhecidas que as de cães, mas também são importantes para manter a saúde de seu felino.

As doenças que as vacinas protegem são as seguintes:

Panleucopenia Felina-

É extremamente contagiosa. Suas principais características são febre, perda de apetite, vômitos e diarréia. O vômito e a diarréia podem vir juntos ou separados e podem ser bastante graves; a diarréia pode ser com sangue o animal fica muito desidratado rapidamente. Os vírus são eliminados pelas fezes dos animais doentes e o contato se dá pelo contato direto do animal com fezes , gaiolas infectadas, roupas, animais doentes, etc. A Panleucopenia Felina é mortal, principalmente em filhotes.

Rinotraqueíte Felina-

É uma enfermidade respiratória altamente contagiosa. Caracteriza-se por espirros, perda de apetite, febre e inflamação nos olhos dos gatos. Com a evolução da doença, observa-se corrimentos oculares e nasais. O animal pode chegar a ter pneumonia. O quadro pode persistir por até 3 semanas, levando o animal a perda de peso, desidratação e até a morte. A transmissão se dá principalmente pelo contato entre animais sadios e os doentes.

Calicivirose Felina-

É outra séria infecção respiratória dos gatos. Os sinais da infecção são febre, falta de apetite, e corrimento nasal, mas gatos infectados também podem apresentar úlceras na língua.

Clamidiose Felina-

Também uma infecção respiratória, que afeta mais os olhos do animal, causando conjuntivite e rinite. Ela é uma zoonose e isso significa que humanos também podem se infectar com essa doença. Muito contagiosa, é rapidamente transmitida de um animal para outro, ou por contato com materiais ou objetos contaminados. Os animais infectados piscam excessivamente, tem corrimento nasal e ocular, olhos vermelhos , espirros e tosse. O corrimento ocular pode ser aquoso ou purulento e os sintomas podem durar mais de um mês. Metade dos gatos infectados sofrem recaídas 10 a 14 dias depois de uma aparente recuperação, com sintomas leves que podem durar de duas a quatro semanas. Os animais que se recuperam podem manifestar a doença sempre que tiverem uma queda de resistência.

A vacinação não oferece completa proteção, mas reduz muito a gravidade e a freqüência das infecções.

** nessas três doenças respiratórias, fêmeas prenhes podem transmitir as doenças para suas ninhadas, inclusive pode se ter abortos nesses casos também. As vezes, nascem ninhadas contaminadas, com os animais com más formações, por já estarem com a rinotraqueíte desde quando estavam sendo formados no útero de sua mãe.

Leucemia Felina-

É uma doença viral que pode se apresentar de diversas formas. Ela pode se apresentar como leucemia ou junto com outras doenças graves de gatos, sendo que nesses casos geralmente o animal não resiste.

Raiva-

Doença viral muito séria , que afeta animais de sangue quente, incluindo o homem. O animal ou pessoa que contrai a doença e chega a manifestar os sintomas invariavelmente morrem. O vírus ataca o sistema nervoso do animal, levando- o a alterações de comportamento como fúria, ou calma excessiva, olhos fixos e inexpressivos, salivação excessiva e aberrações do apetite, podendo também ocorrer paralisia.

O principal transmissor da raiva no meio urbano é o cão, embora o gato também o faça. A transmissão do vírus se dá através de mordidas ( saliva). Todas essas doenças têm vacinas e elas são dadas anualmente em adultos ( consulte-nos para esquema de vacinação em filhotes).

O animal, ao ser vacinado, de preferência deve estar com sua saúde estável, com uma alimentação correta e livre de parasitas intestinais. E não deve sair para a rua ou para passear enquanto não estiver com todo esquema de vacinação completo.

Curiosidades dos gatos.

· Homens e gatos possuem a mesma região do cérebro responsável pelas emoções.·

· O gato possui mais ossos do que os humanos. Enquanto o homem possui 206, os gatos possuem 245 ossos.
· Os gatos possuem 30 vértebras, 5 a mais que os humanos.· Gatos possuem 32 músculos que controlam suas orelha. Ele pode girar suas orelhas, independentemente, a quase 180 graus, e 10 vezes mais rápido do que o melhor cão de guarda.
· A audição dos gatos é muito mais sens
ível do que a dos homens e cães. Seus ouvidos afunilados, canalizam e amplificam os sons como um megafone.
· Os gatos ouvem até 65 khz (kilohertz), enquanto que os homens ouvem até 20 khz.

· Em proporção ao corpo, os gatos são os mamíferos que possuem os maiores olhos.
·Um gato enxerga 6 vezes melhor do que um humano à noite, porque necessita de 1/6 da quantidade de luz n
ecessária ao homem para enxergar.
· Recentes estudos revelaram que os gatos podem ver o amarelo, azul e o verde. Ainda não se sabe ao certo, se conseguem ver o vermelho, provavelmente essa cor é vista como cinza ou preto



· O campo de visão de um gato é de 185 graus.
. Os gatos sacrificaram os detalhes e as co

res pela capacidade de enxergar com pouquíssima luz. Eles não conseguem enxergar pequenos detalhes, vêem o mundo desfocado.
. Por serem muito sensíveis à luz, os olhos dos gatos possuem pupilas verticais. Quando totalmente abertas, ocupam uma área proporcionalmente maior do que a pupila do homem.
. No fundo do olho, os gatos tem uma camada de células denominadas "tapetum lucidum". A luz, após abs
orção

, é refletida por essas células de volta para a retina, para que seus receptores tenham uma segunda chance de captá-la. Isso aumenta a eficiência dos receptores da retina em cerca de 40%.
· Gatos de olhos azuis e brancos de pelagem, são geralmente surdos.
· Leva cerca de 2 semanas para o filhot
e ouvir bem e seus olhos abrem em média com 7 dias.

· O gato possui aproximadamente 60 a 8

0 milhões de células olfatórias. O homem possui entre 5 a 20 milhões.
· Os gatos possuem um órgão olfatório especial no céu da boca, chamado: Orgão de Jacobson. É um analisador de odores e é por isso que as vezes vemos os gatos abrir a boca estranhamente (riso sardônico), quando sente odores fortes.

· O gato possui um total de 24 bigodes, agrupados de 4 em 4. Seus bigodes são usados para medir distâncias.

· Gatos têm 30 dentes, enquanto os cães possuem 42. Os dentes de leite são substituídos pelos permanentes, por volta dos 7 meses de idade.

· Os gatos andam na ponta dos dedos.
. As patas do gato possuem receptores muito sensíveis que levam informações, na velocidade da corrente e

létrica, até o cérebro: exploram coisas novas, sentem os alimentos, a velocidade do que passa sobre elas.
· O gato doméstico pode correr a uma velocidade de 50 km/h


· Quase 10% dos ossos dos gatos se encontra na cauda, e esta é responsável pela manutenção do seu equilíbrio.
· O gato doméstico é a única espécie que consegue manter a sua cauda ereta enquanto anda. A cauda també
m é demonstrativo do estado de humor do gato.

· Quando o gato está assustado, seu pêlo se eriça por todo o corpo. Quando ele vai atacar, o pêlo se eriça some

nte numa estreita faixa sobre a coluna vertebral.


. Gatos esfregam o rosto em objetos e pessoas para marcar com o seu cheiro, como uma assinatura. O odor é deixado por glândulas, que possuem na parte anterior do rosto.

. Fêmeas esfregam o corpo em machos que querem e também, de uma forma geral, todos se esfregam naqueles que sabem serem maiores e mais fortes, mas não quer dizer que o considerem superiores. É uma deferência e um pedido de amizade.



· O Maicis, o primitivo ancestral dos gatos, era uma pequena criatura que vivia em árvores há 45/50 milhões de anos.

· O Maine Coon é a única raça natural

de gatos da América.
· Existem cerca de 100 raças de gatos.

· Gatos respondem mais facilmente a nomes terminados com som "i".

· O gato treme quando sente muita dor

.
· O ronronar nem sempre é por alegria e prazer. Alguns gatos ronronam alto quando estão muito assustados ou com dor.
. Gatos selvagens miam muito menos do que o
s domésticos. Isso se deve ao fato dos gatos aprenderem que miando cha

mam a atenção do homem para suas necessidades.

· Os gatos são muito limpos e passam cerca de 30% de sua vida se limpando.
· Quando se lavam, os gatos perdem quase tanto líquido quanto perdem na urina.

· Gatos adultos e sadios passam 15% de sua vida em sono profundo. Em sono leve por 50% de sua vida, o que deixa apenas 35% do tempo no estado acordado. Mas passam do estado de sono profunda para acordado e alerta, mais rápido do que qualquer espécie.





· Um gato é capaz de pular 5 vezes a sua altura.
. O gato sempre cai de pé, desde que o
tempo de queda seja suficiente, para que ele gire seu corpo e se defenda da queda, amortecendo o impacto.


· A expectativa de vida de um gato de rua (sem dono) é de cerca de 3 anos. Um gato com dono e dentro de casa, pode chegar a 16 anos. Uma fêmea chamada "Ma", viveu por 34 anos, sendo o gato que viveu mais tempo, que se tenha registro, até hoje.
. Para calcular a idade do seu gato, considere que o primeiro ano de vida equivale à 15 anos humanos. Adicione 4 (anos) a cada ano a mais de vida que ele tiver.

· Napoleão Bonaparte, Dwight Eisenhower e Hitler, detestavam gatos.
·Winston Churchill, Abraham Lincon, Florence Nightngale, Robert E. Lee, Sir Isaac Newton, Mark Twain, compositores como Ravel e Chopin , Buddha, Mohammed, Jules Verne, Ernest Hemingway, Henry David Thoreau, Monet, Renoir. Scarlatti and Liszt, Camille Saint-Saens, Albert Schweitzer, adoravam gatos.